" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Bem-vindo!
Bem-vindo a incrívível jornada espiritual até o Cenáculo.Posso assegurar que você está prestes a fazer uma das mais emocionantes descobertas de sua vida.Durante este estudo,vamos investigar qual deve ser o preparo necessário para receber o poder do Espírito Santo em Sua plenitude.Juntos,vamos examinar as intruções dadas pela Inspiração para o recebimento do Espírito Santo e saber como podemos viver diariamente no poder do Espírito.
Você já se perguntou por que os discípulos tinham uma fé que desafiava a própria morte?O que deu a eles a coragem para proclamar o evangelho até os confins da Terra,apesar dos enormes obstáculos que tinham para enfrentar?Por que eles haviam mudado tanto após o Pentecostes?As presunçosas declarações de Pedro transformara-se em submissa obediência e pregação poderosa.As duvidas de Tomé deram lugar a uma fé sólida como uma rocha.Tiago e João,os "filhos do trovão",foram totalmente transformados;tornaram-se servos humildes do Senhor Jesus.Mateus,o astucioso cobrador de impostos,converteu-se no fiel cronista do evangelho.E Maria Madalena,uma mulher de reputação duvidosa,passou a ser uma forte e amorosa defensora da cruz.O Pentecostes provocou uma diferença dramática na vida dessas pessoas e pode fazer a diferença em nossa vida também.Cheios do poder do Espírito Santo,os apóstolos transformaram o mundo.Em apenas poucas décadas,o evangelho foi levado aos mais distantes pontos do Império Romano.
A promessa do Espírito Santo foi dada apenas para os discípulos?O derramamento do poder celestial foi limitado somente a eles?Ou,quem sabe,Deus tem para nó também mais do que provavelmente possamos imaginar?Ao falar sobre a promessa do Pentecostes,Pedro declarou:"Pois para vós outros é a promessa,para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe,isto é,para quantos o Senhor,nosso Deus,chamar"(Atos 2:39).
Ellen White reafirma que esse dom é para nós também:O tempo decorrido não operou nenhuma mudança na promessa dada por Cristo ao partir,promessa esta de enviar o Espírito Santo como Seu representante.Não é por qualquer restrição da parte de Deus que as riquezas de Sua graça não fluem para a Terra em favor dos homens.Se o cumprimento da promessa não é visto como poderia ser,é porque a promessa não é apreciada como deveria ser.Se todos estivessem dispostos,todos seriam cheios do Espírito.Onde quer que a necessidade do Espírito Santo seja assunto de que pouco se pense,ali se verá sequidão espiritual,escuridão espiritual e espirituais declínio e morte.Quando quer que assuntos de menor importância ocupem a atenção,o divino poder,preciso para o crescimento e prosperidade da igreja,e que haveria de trazer após si todas as demais bênçãos,está faltando,ainda que oferecido em infinita plenitude( Atos dos Apóstolos,p.50)
Tanto a Bíblia quanto os escritos  do dom de profecia em nossos dias revelam claramente que a promessa do Espírito Santo é dada a cada um de nós.Deus anseia derramar o Espírito Santo sobre a igreja hoje.Não é por qualquer relutância da parte de Deus que o Espírito Santo não tem sido derramado no poder da chuva serôdia para a finalização de Sua obra.Todo o Céu espera que o povo de Deus dê os passos necessários para receber o poder do Espírito Santo a fim de concluir a comissão evangélica.
Nesta revista,vamos visitar somente a sala do Cenáculo e estudar mais especificamente o preparo necessário para receber o derramamento do Espírito Santo no tempo do fim.Refletiremos a respeito dos escritos da Bíblia e de Ellen White sobre o ministério do Espírito Santo e procuraremos relacionar à nossa vida o que estamos aprendendo por meio da Inspiração.Em cada tem,você encontrará duas seções definidas:"Analisando o Conselho Divino"e "Refletindo Sobre o Conselho Divino".Minha oração é que,ao estudar este material,você fique cheio do Espírito Santo e passe pela experiência da transformação de sua vida.Oro a Deus para que o capacite e o torne uma poderosa testemunha neste momento decisivo da história da terra.
Por que o Pentecostes tem tanto significado?
O dia de Pentecostes era extremamente significativo na história judaica.Cinquenta dias após a celebração da Páscoa,esse dia comemorava tanto a colheita da primavera no ciclo agrícola da Palestina como também o dia em que foi dada a lei no Monte Sinai,cinquenta dias após o Êxodo.Para os cristãos,o Pentecostes comemora a descida do Espírito Santo.Alguns denominaram o Pentecostes como "o dia do nascimento da igreja cristã".Após sua morte e ressurrreição,Jesus apareceu aos discípulos por quarenta dias (At. 1:3).Ele lhes ordenou que aguardassem  em Jerusalém para receberem a promessa do poderoso derramamento do Espírito Santo,conforme predito em Joel 2:28."E acontecerá,depois,que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne",declarou o Salvador."Mas receberão poder,quando o Espírito Santo descer sobre vocês,se serão Minhas testemunhas em jerusalé,em toda a Judeia e Samaria e até os confins da Terra"(At. 1:8 NVI).
Reconecendo o significado da ordem de Cristo,os discípulos obedeceram à Suas instruções.No Cenáculo em Jerusalém,eles oraram,arrependeram-se de seus pecados,confessaram a falta de fé,humilharam-se de coração e renderam a vida novamente à operação do Espírito Santo.Por iluminação divina,Ellen White descreve o que aconteceu durante os dez dias em que estiveram ali reunidos:"Depois da ascensão de Cristo,os discípulos reuniram-se em um lugar a fim de suplicar humildemente a Deus.
E após dez dias de esquadrinhar o coração e examinar a si mesmo,estava preparado o caminho para o Espírito Santo penetrar no templo da alma limpo e consagrado"( Evangelismo,p.698).
A igreja cristã começou sua existência orando pelo Espírito Santo.Foi na sua infância,sem a presença pessoal de Cristo.Justamente antes de Sua ascensão,Cristo comissionara Seus discípulos a pregar o evangelho ao mundo:"Recebereis poder,ao descer sobre vós o Espírito Santo,e sereis Minhas testemunhas."
Em obediência à palavra de seu Mestre,os discípulos voltaram a Jerusalém e,por dez dias,oraram pelo cumprimento da promessa de Deus.Esses dez dias foram dias de profundo exame do coração.Os discípulos puseram de lado todas as divergências que haviam existindo entre eles e uniram-se intimamente em comunhão cristã.[...]No fim dos dez dias,o Senhor cumpriu Sua promessa por um maravilhoso derramamento de Seu Espírito.Quando eles "perserveravam unanimemente em oração e suplicas",veio a benção prometida.[...]
Qual foi o resultado do derramamento do Espírito no dia de Pentecostes?As boas-novas de um Salvador ressurreto foram levadas aos confins do mundo habitado.O coração dos discípulos ficou saturado de uma bondade tão plena,tão profunda,de tão vasto alcance,que os impeliu a ir até os confins da Terra.
Pela graça de Cristo,os apóstolos se tornaram o que foram.Foi a sincera devoção e oração humilde e fervorosa que os levou à íntima comunhão com Ele.Assentaram-se com Ele em lugares celestiais.Reconheceram a grandez de sua dvida para com Ele.Pela oração fervorosa  e perseverante,obtiveram a dotação do Espírito Santo,e então saíram,arcando ao pelo da salvação de almas,tomados de zelo por estender os triunfos da cruz.[...]
Devemos nós ser menos fervorosos do que foram os apóstolos?Não havemos de,por viva fé,reclamar as promessas que os levaram,da profundeza de seu ser,a implorar ao Senhor Jesus o cumprimento de Sua palavra:"Pedi,e recebereis"( Jo 16:24)?Não virá o Espírito de Deus hoje,em resposta à oração fervorosa e perseverante,suprindo poder aos homens?(Nos Lugares Celestiais[MM 1968],p.333).
A revista 10 Dias no Cenáculo foi preparada em resposta a esse conselho divino.A grande comissão  vem acompanhada de uma grande promessa.A tarefa de pregar o evangelho a todo o mundo nesta geração parece impossível,mas Deus é o Deus do impossível.Quando o Espírito Santo for derramado na plenitude de Seu poder,ele tocará os corações,vidas serão transformadas e a mensagem da verdade para os ultimos dias se espalhará como fogo arrasador.Filhos e filhas que se afastaram de Jesus voltarão ao lar.Aqueles que abandoram a fé retornarão ao Deus de sua infância.Corações endurecidos serão suavizados e mentes fechadas serão abertas.Países fechados à pregação do evangelho irão se tornar terenos férteis para recepção da verdade divina.A Terra será então "iluminada com a Sua glória"( Ap.18:1).A obra de Deus na Terra será finalizada e Jesus voltará.
Por que Deus enviou poder do Céu?
O poder do Céu foi enviado no Pentecostes por duas razões fundamentais.A primeira é que foi no tempo certo.O Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos como uma confirmação de que o sacrifício de Cristo havia sido aceito no Céu.Ele foi então exaltado como nosso Salvador e Senhor.Pedro explicou isso no sermão que pregou no Pentecostes:"Exaltado,pois,à destra de Deus,tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo,derramou isto que vedes e ouvir"( At 2:33).A descida do Espírito Santo foi o sinal divino de que os discipulos tinham um Amigo junto ao trono de Deus que os capacitaria diariamente a cumprir  a missão.O relógio marcou a hora no calendário divino ,e o Espírito foi derramado com todo o poder."Criusto decidira conceder um dom àqueles que haviam estado com Ele e aos que nEle creriam,porque aquela era a ocasião de Sua ascensão e entronização,um jubileu no Céu.Que dom podia Cristo conceder,rico o suficiente para assinalar e abrilhantar Sua ascensão ao trono intercessório?Devia ser digno de Sua grandeza e realeza.Cristo enviou Seu representante,a terceira pessoa da Trindade,o Espírito Santo.Nada podia superar esse dom"(Cristo Triunfante [MD 2002],p.301.
A segunda razão pela qual o Espírito Santo foi derramado é porque os discípulos cumpriram as condições.Algo maravilhoso aconteceu durante aqueles dez dia no Cenáculo que os preparou para receber o Espírito em Sua plenitude.No primeiro século,os discípulos receberam o poder do Espírito Santo para propagar a mensagem do evangelho.No tempo do fim,a igreja de Deus receberá a pelnitude do poder do Espírito Santo para cumprir a tarefa de proclamar o evangelho ao mundo.
Agora é o tempo.Este é o momento certo.A hora é chegada.Nosso Senhor está apelando à Sua igreja hoje para cumprir as condiçõs necessárias.Um cuidadoso estudo da Bíblia e dos escritos de Ellen White revela a experiência dos discípulos durante aqueles dez dias no Cenáculo.Eles buscaram uma renovadora experiência com Deus por meio de:
1-Intercessão fervorosa
2- Fé mais profunda
3- Arrependimento sincero
4- Unidade em amor
5- Exame de consciência
7- Humildade e sacrifício
8- Entrega obediente
9- Alegria e gratidão
10- Testemunho fervoroso
Na primeira parte,"Analisando o Conselho Divino",nós estudaremos essas qualidades de caráter em cada capítulo,tendo como base as quatro perguntas seguintes:
1-Como posso preparar o coração para receber a plenitude do poder do Espírito Santo?
2-Há alguma coisa em minha vida que impeça o derramamento do Espírito Santo?
3-Deus pode,seguramente,confiar-me o poder de Seu Santo Espírito?
4-O coração está preparado para receber a promessa da chuva serôdia?
Ao estudarmos esses temas juntos,você avai sentir-se atraído para cada vez mais perto do Salvador.Ao abrir diariamente o coração à influêncai do Espírito Santo,você desfrutará de uma experiência ainda mais íntima com Jesus.O poder do Espírito encherá sua vida novamente.O batismo do Espírito Santo não é algo que buscamos apenas uma vez nem algum tipo de experiêncai gloriosa pela qual ansiosamente aguardamos no futuro.O recebimento do Espírito Santo é uma experiêncai que devemos buscar cada dia."Cada obreiro devia fazer sua petição a Deus pelo batismo diário do Espírito.Grupos de obreiros cristãos se devem reunir para suplicar auxílio especial,sabedoria celestial,para que saibam como planejar e executar sabiamente"(Atos dos Apóstolos,p.50).
Este estudo pretende que você experimente o poder do Espírito Santo novamente em sua vida,e que o coração se abra para receber tudo o que Deus tem para conceder à igreja hoje.
10 Dias no Cenáculo